A rotina de um concurseiro é marcada por longas horas de estudo, renúncias sociais, expectativas familiares e, muitas vezes, pela sensação de isolamento. Esse processo pode gerar altos níveis de estresse e ansiedade. Durante o Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, o CEV Concursos destaca a importância do seu programa CEV Emoções.
O CEV Concursos acredita que apoiar concurseiros é bem mais que oferecer ferramentas de estudos, e sim garantir suporte emocional em uma fase tão desafiadora, para que o caminho até a aprovação seja mais leve e saudável. Assim, O CEV Emoções ajuda os concurseiros a lidar com as questões emocionais durante toda a preparação.
Acompanhamento psicológico
A psicóloga Ronicelani Martins, especialista em ansiedade, depressão e relacionamento, conduz as ações do programa. Como ex-concurseira e hoje concursada, a profissional conhece bem os desafios do processo.
“Sei as dores e delícias de estar nesse lugar. Também sei da importância do concurseiro cuidar da saúde emocional, porque é um momento de pressão psicológica, onde você tem um projeto de vida e busca a todo custo atingir o objetivo da aprovação. O Setembro Amarelo nos provoca essa reflexão sobre o cuidado emocional e prevenção ao suicídio diante desse turbilhão de sentimentos”, explica a psicóloga.
Equilíbrio das emoções
O apoio emocional contribui para que o concurseiro se sinta acolhido e compreendido, diminuindo a sensação de solidão e reforçando sua confiança para continuar lutando pelos seus objetivos. Além disso, o acompanhamento psicológico pode auxiliar no desenvolvimento de técnicas para gerenciar o estresse, organizar melhor o tempo e equilibrar a vida pessoal e os estudos.
No Setembro Amarelo, essa atenção se torna ainda mais urgente. É uma oportunidade para lembrar que a saúde mental deve ser tratada com a mesma seriedade que a saúde física, e que todos, inclusive os concurseiros, podem buscar ajuda e construir uma rotina mais saudável e equilibrada.